Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/nginx/labrmn/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6044
Experimentos Sólidos | RMN Lab Unicamp

Experimentos de RMN de sólidos

Experimentos rotineiros de RMN de sólidos

 

 Frequência de rotação máxima das sondas da sala de RMN: 15 kHz.

 

1D MAS

Experimento unidimensional onde a amostra é rotacionada ao redor do ângulo mágico (MAS – Magic Angle Spinning) para eliminação da anisotropia das interações de deslocamento químico e dipolar.

 

HPDEC

Experimento unidimensional sob MAS para eliminação da anisotropia das interações e com desacoplamento do núcleo de ¹H. Pode ser utilizado para determinar a quantidade relativa dos sítios na amostra (apenas para spin ½).

 

CP-MAS

Experimento unidimensional onde a magnetização de um núcleo abundante e com alta razão magnetogírica, normalmente do ¹H, é transferida para um núcleo menos abundante. Este processo é mediado pela interação dipolar, fazendo com que a intensidade dos sinais dependa da proximidade com os núcleos de ¹H. Diferente do HPDEC, neste caso a intensidade dos sinais não pode ser comparada.

 

1D MAS com pulso de π/12

Experimento unidimensional utilizado em núcleos quadruplares para excitar por igual a transição central e as transições satélites. Pode ser feito com ou sem desacoplamento de ¹H. Quando com desacoplamento de ¹H, pode ser utilizado para determinar a quantidade relativa dos sítios na amostra.

 

Amostra estática

Experimento unidimensional sem rotação da amostra, a anisotropia das interações é mantida. Não é possível fazer mudanças no ângulo do rotor com relação ao campo.

 

Experimentos com variação de temperatura

O Laboratório Institucional de RMN de sólidos do IQ-Unicamp possui uma sonda de dupla ressonância (HX) de 4,0 mm capaz de trabalhar entre -140 e +300 °C, e uma sonda de tripla ressonância (HXY) também de 4,0 mm capaz de trabalhar entre -120 e +150 °C. A amostra deve estar completamente e seguramente livre de qualquer material que volatilize na faixa de temperatura a ser examinada. Para realizar experimentos com temperatura variada, consulte os químicos responsáveis pela sala de RMN.

 

 

Experimentos não-rotineiros de RMN de sólidos

 

Apenas os experimentos rotineiros podem ser feitos pelos químicos responsáveis pela sala de RMN. Devido à necessidade de calibração de todos os pulsos para cada amostra, os experimentos listados abaixo são possíveis de serem realizados com a instrumentação do Laboratório Institucional de RMN de sólidos do IQ-Unicamp, mas devem ser feitos pelo usuário treinado e especializado.

 

MQ-MAS

O experimento Multiple Quantum Magic Angle Spinning é utilizado para separar os sinais em espectros de núcleos quadrupolares e obter parâmetros como δiso, CQ e ηQ, referentes aos diferentes sítios do sólido. O manual com uma introdução teórica e a explicação de como realizar uma das variações mais simples deste experimento pode ser encontrada na página Manual de Operações. Mais informações sobre os experimentos de MQ-MAS implementados na Sala de RMN podem ser encontrados aqui.

 

REDOR

O experimento Rotational Echo DOuble Resonance é utilizado para medir a interação dipolar entre dois núcleos diferentes.  Este utiliza pulsos de 180° para evitar que a interação dipolar seja mediada a zero após uma rotação completa do rotor, com isso atenuando o sinal do núcleo adquirido. A partir da medida da interação dipolar é possível obter a distância internuclear.

 

TRAPDOR MAS

O experimento TRAnsfer of Population in DOuble Resonance é utilizado para sondar a ligação química entre heteroátomos, sendo um núcleo quadrupolar e outro com spin ½. Tal experimento reintroduz a interação dipolar sob MAS, criando uma defasagem no sinal e reduzindo a intensidade de sinais em que existe proximidade espacial dos núcleos.

 

HETCOR

O experimento de HETeronuclear CORrelation é utilizado para correlacionar núcleos espacialmente próximos, tal correlação é mediada pela interação dipolar.

 

Outros Experimentos

Para a realização de outros experimentos, consulte os químicos responsáveis pelo Laboratório de RMN.

 

TopSpin


A Bruker disponibiliza em seu site o download do software TopSpin para processamento de dados de RMN. O download pode ser feito de forma gratuita para instituições acadêmicas e governamentais.

Acesse o site da Bruker.

Fale Conosco

Atendimento

Segunda a Sexta: 7:30- 16:00

Telefone

(19) 3521-2093
(19) 3521-0213

E-mail

reservarmn@iqm.unicamp.br

Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear IQ-UNICAMP

Rua Monteiro Lobato, 270 – Cidade Universitária – Campinas-SP, Caixa Postal 6154, CEP 13083-970

Rua Monteiro Lobato, 270