Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/nginx/labrmn/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6044
Experimentos | RMN Lab Unicamp

Experimentos

Experimentos de RMN mais Frequentes

 

¹H

O experimento ¹H é sem dúvida o mais realizado no Laboratório de RMN do IQ-UNICAMP. O espectro de ¹H traz informações qualitativas e quantitativas, sua obtenção pode ser a partir de pulsos com ângulos diferentes. Os ângulos mais comuns são 90° (zg) e 30° (zg30). 

COSY

O experimento COSY (do inglês, COrrelation SpectroscopY) é um experimento de duas dimensões que indica quais átomos de hidrogênio estão acoplados entre si. 

NOESY

O experimento NOESY (do inglês, Nuclear Overhauser Effect SpectroscopY) é um experimento de duas dimensões que apresenta as correlações entre hidrogênios que interagem via espaço. 

DOSY

O experimento DOSY (do inglês, Diffusion-Ordered SpectroscopY) separa os sinais de RMN de diferentes espécies de acordo com o seu coeficiente de difusão, além  de permitir o cálculo deste coeficiente.
 

¹³C

A obtenção dos espectros de ¹³C pode ser realizada de forma acoplada ou desacoplada do núcleo de hidrogênio (¹H).
 

¹³C sem NOE

A obtenção do espectro de ¹³C desacoplado de ¹H e sem o efeito NOE permite a integração dos sinais de carbono. Isso torna o experimento quantitativo, quando utilizado intervalo entre pulsos adequado. 

DEPT135

Este experimento de DEPT (do inglês, Distortionless Enhancement by Polarization Transfer) utiliza um ângulo de 135° para que sinais de CH2 tenham fase diferente dos sinais de CH3 e CH. Neste experimento não são observados sinais de carbonos quaternários. 

DEPT90

Este experimento de DEPT (do inglês, Distortionless Enhancement by Polarization Transfer) utiliza um ângulo de 90° para que sejam observados apenas sinais de CH. Neste experimento não são observados sinais de carbonos quaternários, CH2 e CH3.
 

HSQC ¹³C- ¹H

O experimento HSQC (do inglês, Heteronuclear Single Quantum Correlation) é um experimento de duas dimensões que apresenta as correlações entre os núcleos envolvidos que estão distantes por uma ligação química. Assim, um experimento HSQC ¹³C- ¹H indica a qual carbono está ligado cada um dos hidrogênios da molécula orgânica.
 

HMBC ¹³C- ¹H

O experimento HMBC (do inglês, Heteronuclear Multiple Bond Correlation) é um experimento de duas dimensões que apresenta as correlações entre os núcleos envolvidos que estão distantes por mais de uma ligação química. Assim, um experimento HMBC ¹³C-¹H indica a qual carbono os hidrogênios estão distantes a duas ou três ligações, por exemplo.
 

³¹P

A obtenção dos espectros de ³¹P pode ser realizada de forma qualitativa (desacoplado de hidrogênio – ¹H) ou quantitativa (desacoplado de hidrogênio – ¹H – e sem o efeito NOE).
 

¹⁹F

A obtenção dos espectros de ¹⁹F pode ser realizada de forma acoplada ou desacoplada do núcleo de hidrogênio (¹H).

Outros Experimentos

Para a realização de outros experimentos, consulte os químicos responsáveis pelo Laboratório de RMN.

TopSpin


A Bruker disponibiliza em seu site o download do software TopSpin para processamento de dados de RMN. O download pode ser feito de forma gratuita para instituições acadêmicas e governamentais.

Acesse o site da Bruker.

 

GNAT (General NMR Analysis Toolbox)


O Grupo de Metodologia em RMN de Manchester disponibiliza gratuitamente em seu site o download do software GNAT. Este software é destinado principalmente ao processamento de conjuntos de dados de RMN de alta resolução, multicomponentes, como aqueles adquiridos em experimentos de difusão, de relaxamento e de cinética.

Acesse o site do Grupo de Pesquisa Manchester NMR Methodology Group.

Fale Conosco

Atendimento

Segunda a Sexta: 7:30- 16:00

Telefone

(19) 3521-2093
(19) 3521-0213

E-mail

reservarmn@iqm.unicamp.br

Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear IQ-UNICAMP

Rua Monteiro Lobato, 270 – Cidade Universitária – Campinas-SP, Caixa Postal 6154, CEP 13083-970

Rua Monteiro Lobato, 270